sexta-feira, 1 de julho de 2011

SINUSITE

SINUSITE

                      
É uma inflação dos seios da face (paranasais) que são um grupo de cavidades aeradas que se abrem dentro do nariz e se desenvolvem nos ossos da face.
Geralmente é ocasionada por infecções bacterianas virais, fúngicas ou processos alérgicos.
 A incidência é maior em crianças e adolescentes dependendo da localidade, sendo mais comum em regiões frias e com grandes variações climáticas.
Está fortemente associada a outras infecções das vias superiores, como rinite, asma, bronquite, amigdalite, faringite e pacientes com tendência a doenças alérgicas.

                                 Ilustração dos seios paranasais

A sinusite pode ser aguda ou crônica:
Aguda - Geralmente ocasionada por uma gripe ou um quadro viral recente que causa  cefaléia, mal-estar respiratório, congestão nasal (nariz entupido), dor na face (sensação de peso facial) onde toda a região parece inchada. Algumas vezes apenas a secreção na orofaringe incomoda a pessoa, tendo que engolir a saliva várias vezes com a sensação de afogamento ao deitar, causando dificuldade para dormir.
A sinusite aguda pode levar a febre e mialgia generalizada (dor no corpo).
Também se enquadram nas sinusites agudas as infecções pós-cirúrgicas nos seios paranasais, mas podem ser crônicas se a infecção durar mais de 30 dias ou houverem reinfecções ou reincidivas.

Crônica -  Consiste na presença de cistos mucosos dentro da cavidade paranasal, mas pode ser ocasionada por fungos ou infecções bacterianas mal curadas.
Os sintomas são menos evidentes, ocasionando em dores na cabeça e cheiro desagradável nas narinas. A recidiva da infecção e comum, podendo fazer vários quadros semelhantes de sinusite aguda.
*Obs.: O tratamento incorreto de uma sinusite pode gerar algumas  complicações, tais como: Mastoidites, Otites (infecção no ouvido), Meningites, Encefalites e ate mesmo infarto cerebral com trombose de seio cavernoso.

Sensação de peso na face, decorrente da sinusite

 DIAGNÓSTICO:
Uma vez que o nariz pode ficar entupido com o resfriado comum, pode-se confundir uma simples congestão nasal com sinusite. Porém o resfriado geralmente dura de 7 a 14 dias e desaparece sem tratamento. Já a sinusite aguda dura mais e normalmente causa mais sintomas do que um simples resfriado. O médico geralmente diagnostica a sinusite aguda ao perguntar sobre os sintomas do paciente e fazer exame físico, o qual inclui examinação dos tecidos nasais. Se os sintomas forem vagos ou persistentes, é aconselhável tomografia e ressonância da face ou crânio para confirmar a sinusite. 
*Obs.: O raio X da face nem sempre evidencia com clareza uma sinusite.

  TRATAMENTO:
- Inalações e vaporizações (que podem ser preparadas pelo cozimento de folhas de eucalipto) ;
- Aplicações de cremes canforados;
- Antibioticoterapia adequada;
- Antiinflamatórios e analgésicos;
- Drenagem cirúrgica;
- Descongestionantes nasais;
- Lavagem das narinas com soluções fisiológicas a 3%;
- Uso de inalatórios com puffs a base de corticóides.
*Obs.: O uso indiscriminado de descongestionantes ou vasoconstritores de uso tópico pode levar a serias complicações ou efeitos indesejáveis. Em alguns casos podendo ocasionar uma rinite vasomotora, criando dependência do vasoconstritor. Seu uso em altas doses também pode levar a isquemia cerebral e trombose de seio sagital superior por vasoconstrição ascendente (fechamento da parede do vaso) das artérias do assoalho da base do crânio e artérias cerebrais anteriores, desencadeando infarto cerebral e paralisias dos membros.

                 PREVENÇÃO 
      Algumas medidas que podem prevenir as sinusites são:

- Ter cuidado com a saúde para se evitar as infecções virais;
- Manutenção da permeabilidade nasal durante essas viroses com uso de descongestionantes de preferência a base de soro fisiológico e sem vasoconstritor;
- Fazer o correto tratamento dos problemas alérgicos;
- Fazer a correção cirúrgica de eventuais desvios septais e/ou cornetos nasais obstrutivos.
- Se estiver diante de uma gripe que não melhora, procure seu medico, pois isto pode ser sinusite.

*Obs.: Quem vive em regiões frias ou com grandes variações climáticas ao longo dos dias ou meses, deve tomar cuidados mais intensos pela propensão maior da doença.



Veja mais algumas informações neste vídeo do Dr. Aramis no Programa Destaque do SBT, exibido no dia 15/06/2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário