quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Primeiros socorros


A grande maioria dos acidentes poderia ser evitada, porém, quando eles ocorrem, alguns conhecimentos simples podem diminuir o sofrimento, evitar complicações futuras e até mesmo salvar vidas.

Os primeiros socorros são procedimentos imediatos simples prestados a uma pessoa cujo estado físico coloca em perigo a sua vida ou a sua saúde, com o fim de manter as suas funções vitais e evitar o agravamento de suas condições.  Estes cuidados são feitos por pessoas comuns com esses conhecimentos, até a chegada de atendimento médico especializado.

Diversas situações podem precisar de primeiros socorros. As situações mais comuns são atendimento de vítimas de acidentes automobilísticos, atropelamentos, incêndios, tumultos, afogamentos, catástrofes naturais, acidentes industriais, tiroteios ou atendimento de pessoas que passem mal: ataque cardíaco, ataques epilépticos, convulsões, etc.

Nestes trágicos momentos, após os acidentes, muitas vezes entre a vida e a morte, as vítimas são totalmente dependentes do auxílio de terceiros. Estes momentos são considerados os mais importantes para se garantir a recuperação ou a sobrevivência das pessoas feridas.

É importante ressaltar que toda pessoa que estiver realizando o atendimento de primeiros socorros deve, antes de tudo, atentar para a sua própria segurança. O impulso de ajudar a outras pessoas não justifica a tomada de atitudes inconseqüentes, que acabem transformando-o em mais uma vítima.

         Quando houverem outras pessoas no local, devemos pedir e aceitar a colaboração de outras pessoas, se deixando liderar pela pessoa que apresentar maior conhecimento e experiência. Se essa pessoa de maior experiência e conhecimento for você, solicite a ajuda das demais pessoas, demonstrando a cada uma o que deve ser feito, de forma rápida e precisa. Apesar da gravidade da situação devemos agir com calma, evitando o pânico. Transmita confiança, tranqüilidade, alívio e segurança aos acidentados que estiverem conscientes, informando que o auxílio já está a caminho. Aja rapidamente, porém dentro dos seus limites. Às vezes, é preciso saber improvisar.


         Ao iniciar o procedimento de primeiros socorros deve-se fazer a avaliação das condições da vítima. Devem-se observar sinais (tudo o que se observa ao examinar uma vítima: respiração, pele fria, palidez, etc.), sintomas (é o que a vítima informa sobre si mesma: náusea, dor, vertigem, etc.) e sinais vitais (sinais cuja ausência ou alteração indica grave irregularidade no funcionamento do organismo. São eles: pulso (batimentos cardíacos), respiração, pressão arterial e temperatura.

        Alguns outros procedimentos importantes para quem precisa prestar socorro a uma vítima são:
- Manter a vítima deitada, em posição confortável, até certificar-se de que a lesão não tem gravidade;
- Investigar particularmente a existência de hemorragia, envenenamento, parada respiratória, ferimentos, queimaduras e fraturas (principalmente da coluna cervical); Deve-se dar prioridade ao atendimento dos casos de hemorragia abundante, inconsciência, parada cardiorrespiratória, estado de choque e envenenamento, pois EXIGEM SOCORRO IMEDIATO.
- Verificar se há lesão na cabeça, quando o acidentado estiver inconsciente ou semiconsciente. Havendo hemorragia por um ou ambos os ouvidos, ou pelo nariz, é possível que a vítima tenha sofrido traumatismo no crânio;
- Não dar líquidos a pessoas inconscientes;
- Recolher, em caso de amputação, a parte seccionada, envolvendo-a em um pano limpo para entrega IMEDIATA ao médico;
- Certificar de que qualquer providência a ser tomada não venha a agravar o estado da vítima;
- Chamar o médico ou transporte a vítima, se necessário. Fornecer informações como: local, horário e condições em que a vítima foi encontrada e quais os Primeiros Socorros a ela prestados.
- Inspirar confiança e evitar o pânico.
- Comunicar a ocorrência à autoridade policial local.


             Nos primeiros socorros, o importante é estar sempre preparado para o inesperado ou inevitável, socorrendo ao próximo da melhor maneira possível.



            Saiba mais informações sobre como agir em casos de hemorragia, queimadura e outros acidentes em nossas próximas postagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário