segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Tabagismo – Aramis Pedro Teixeira




         O tabagismo é considerado o ato de consumir cigarros ou outros produtos que contenham tabaco, cuja droga ou princípio ativo é a nicotina. O cigarro é considerado um droga licita, que apesar de causar prejuízos ao corpo, a sua produção e comercialização é permitida por lei, assim como o Arguile ou Narguilé, que vem da cultura árabe e vem sendo muito utilizado, principalmente por jovens.

        
        Já as drogas ilícitas, são as substâncias cuja produção e comercialização são proibidas por lei, tais como a maconha, cocaína e heroína. Porém, a dependência química, classificada pela Organização Mundial de Saúde como uma doença INCURÁVEL e progressiva, acontece tanto com drogas ilícitas, quanto com as lícitas.

         Segundo o Ministério da Saúde brasileiro, os cigarros contém cerca de 4.720 substâncias tóxicas, sendo uma delas, a nicotina, substância psicoativa, que provoca prazer, podendo induzir ao abuso e à dependência. A nicotina encontra-se incluída na Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial de Saúde. A sua ingestão produz alterações no Sistema Nervoso Central, modificando assim o estado emocional e comportamental dos indivíduos, semelhante ao que ocorre com a cocaína, heroína e álcool. Depois que a nicotina atinge o cérebro, entre 7 a 9 segundos, libera várias substâncias (neurotransmissores) responsáveis por estimular a sensação de prazer, explicando-se assim as boas sensações que o fumante tem ao fumar. Com o uso freqüente da nicotina, o cérebro se adapta e passa a precisar de doses cada vez maiores para manter o mesmo nível de satisfação que tinha no início. 

         
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo e por isso acaba por ser considerado uma pandemia, ou seja, uma epidemia generalizada, e como tal precisa ser combatido. A OMS estima que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas sejam fumantes. Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina no mundo fumam.


            Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde, no Brasil o tabagismo é o responsável por cerca 90% das mortes por câncer do pulmão, 25% das mortes por doença coronariana (angina e infarto do miocárdio), 45% das mortes por infarto agudo do miocárdio na faixa etária abaixo de 65 anos, 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crónica, 25% das mortes vasculares (entre elas derrame cerebral), além de 30% das mortes decorrentes de outros tipos de câncer (de boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero, leucemia). Ainda de acordo com a OPAS, não existem níveis seguros de consumo do tabaco. As doenças ocasionadas pelo consumo de tabaco matam 3 milhões de pessoas no mundo anualmente, com uma projeção estimada de óbitos em torno de 10 milhões até o ano 2020 - das quais 7 milhões ocorrerão nos países em desenvolvimento. Vale dizer que o tabagismo, hoje, mata mais que a soma das mortes por AIDS, cocaína, heroína, álcool, suicídios e acidentes de trânsito. Algumas outras doenças relacionadas com o tabagismo são:
- Hipertensão arterial;
- Aneurismas arteriais;
- Úlcera do aparelho digestivo;
- Infecções respiratórias;
- Trombose vascular;
- Osteoporose;
- Catarata;
- Impotência sexual no homem;
- Infertilidade na mulher;
- Menopausa precoce;
- Complicações na gravidez.
- Além destas complicações, o tabaco ainda diminui as defesas do organismo, fazendo com que o fumante tenda a aumentar a incidência de adquirir doenças como a gripe e a tuberculose.



            A maioria dos fumantes iniciam o consumo na adolescência, mesmo sabendo dos males que o tabaco provoca. Mas por que?  Existem vários fatores que levam as pessoas a experimentar o cigarro ou outros derivados do tabaco, mas grande parte é influenciada, principalmente, por figuras próximas dos mesmos, como pais, professores, ídolos e amigos. Antes dos 19 anos de idade, o jovem está na fase de construção de sua personalidade e pesquisas mostram que a maioria dos adolescentes fumantes iniciou a fumar justamente nesta faixa de idade (cerca de 90%), isto quer dizer que o principal fator que favorece o tabagismo entre os jovens é, principalmente, a necessidade de auto-afirmação.



           Homens e mulheres são influenciados por fatores distintos entre si. Os homens normalmente são influenciados por amigos, grupos sociais, problemas no trabalho ou dificuldades financeiras. As mulheres pela depressão, pressões familiares, sentimento de isolamento social ou problemas de saúde.

          Uma vez que o indivíduo experimenta o cigarro (ou arguile/narguilé, ou outro tipo de fumo), acaba ficando dependente da nicotina, pois esta é considerada uma droga bastante poderosa, que atua no sistema nervoso central como a cocaína, heroína, ou o álcool. É normal, portanto, que, ao parar de fumar, os primeiros dias sem cigarros sejam os mais difíceis, porém as dificuldades tendem a ser menores a cada dia.

            Mas para quem pretende deixar o vício, é preciso escolher um método. Para se obter sucesso com o fim do vício, algumas sugestões são:
- Parar imediatamente, marcando uma data para deixar de fumar, independente do número de cigarros fumados diariamente. Quando chegar o dia escolhido, você não deverá ter cigarros, porque essa medida diminuirá os riscos de, diante de uma forte vontade de fumar, você acender o cigarro por tê-lo perto.
- Parar gradualmente, reduzindo o número de cigarros por dia ou por hora. Por exemplo: Um fumante de 30 cigarros por dia, no primeiro dia fuma os 30 cigarros usuais, segundo, 25, no terceiro, 20, e assim sucessivamente até o primeiro dia sem cigarros. É possivel fazer esta parada gradual também retardando a hora do primeiro cigarro. Por exemplo: no primeiro dia você começa a fumar às 9 horas, no segundo às 11, no terceiro às 13 horas, até que se consiga retirar o cigarro completamente.
A estratégia gradual não deve durar mais de duas semanas, pois pode se tornar uma forma de adiar, e não de parar de fumar. O mais importante é marcar uma data para que seja seu primeiro dia de ex-fumante. Lembre-se também que fumar cigarros de baixos teores não é uma boa alternativa. Todos os tipos de derivados do tabaco (cigarros, charutos, cachimbos, cigarros de Bali, cigarrilhas, narguilé, etc) fazem mal à saúde.
Caso não consiga parar de fumar sozinho, procure tratamento especializado, que poderá ser na rede do SUS. Cuidado com métodos para deixar de fumar que podem trazer malefícios à saúde.

            Existem também alguns outros métodos alternativos para acabar com o vício, basta querer e ter força de vontade. Alguns destes métodos são:
- Goma de mascar com nicotina: são pastilhas que liberam pequenas doses de nicotina diminuindo os sintomas da abstinência.
- Skin Paches: são pequenos adesivos que colados à pele, liberam mais nicotina do que a goma de mascar.
- Spray nasal: este spray libera menos nicotina que a goma e os patches, mas chega mais rápido ao sistema circulatório.
- Inalante: o inalante tem a mesma forma do cigarro, o que leva o indivíduo a achar que está fumando, pois imita o gesto mão-para-boca do fumante só que com 1/3 da nicotina do cigarro.
- Zyban: este é um método sem nicotina, trata-se de uma droga antidepressiva que auxilia nas crises de abstinência.
- Cigarros eletrônicos: uma excelente e não-letal alternativa para quem tem dificuldades em excluir o tabaco dos seus hábitos. Estes são substitutos ideais, cujos efeitos não provocam alterações significativas no organismo, além de possuírem características em tudo semelhantes aos cigarros convencionais, incluindo o sabor.



* Todos estes métodos devem ser receitados e terem acompanhamento médico.

            Após o início da tentativa de parar de fumar, é preciso não ter medo:
- Dos sintomas da síndrome de abstinência: Quando o fumante para de fumar, pode apresentar alguns sintomas desagradáveis, tais como: dor de cabeça, tonteira, irritabilidade, agressividade, alteração do sono, dificuldade de concentração, tosse, indisposição gástrica e outros. Esses sintomas caracterizam a síndrome de abstinência da nicotina, porém, não acontecem com todos os fumantes que param de fumar. Quando acontecem, tendem a desaparecer em uma a duas semanas (alguns casos podem chegar a 4 semanas). Alguns dos sintomas, como dor de cabeça, tonteira e tosse são sinais do restabelecimento do organismo sem as 4.720 substâncias da fumaça do cigarro. O sintoma mais intenso, e mais difícil de se lidar é a chamada "fissura" (grande vontade em fumar). É importante saber que a "fissura" geralmente não dura mais que 5 minutos, e tende a ficar mais tempo que os outros sintomas. Porém, ela vai reduzindo gradativamente a sua intensidade e aumentando o intervalo entre um episódio e outro.

- Da recaída: A recaída se caracteriza pelo retorno ao consumo de cigarros após parar de fumar, e não deve ser encarada como fracasso. Comece tudo novamente e procure ficar mais atento ao que fez você voltar a fumar. Dê várias chances a você... até conseguir. Muitos fumantes que deixaram de fumar fizeram, em média, de 3 a 4 tentativas até parar definitivamente.

- De engordar: Se a fome aumentar, não se assuste, é normal um ganho de peso, pois seu paladar vai melhorando e o metabolismo se normalizando. De qualquer forma, procure não comer mais do que de costume. Evite doces e alimentos gordurosos. Mantenha uma dieta equilibrada com alimentos naturais e de baixa caloria, frutas, verduras, legumes etc. Atividade física também ajuda no controle do peso. Beba sempre muito líquido, de preferência água e sucos naturais. No início, evite café e bebidas alcoólicas, pois eles estimulam a vontade de fumar. O mais importante é escolher uma data para ser o seu primeiro dia sem cigarro. Este dia não precisa ser um dia de sofrimento. Faça dele uma ocasião especial e procure programar algo que goste de fazer para se distrair e relaxar.

            Mesmo resistindo a estes “sintomas”, é preciso tomar cuidado com algumas armadilhas que podem acabar prejudicando a parada com o vício:
- Momentos de estresse: procure se acalmar e entender que momentos difíceis sempre vão ocorrer e fumar não vai resolver seus problemas.
- Vontade de fumar: esta a vontade de fumar ("fissura") não dura mais que cinco minutos. Nesses momentos, para ajudar, você poderá chupar gelo, escovar os dentes, beber água gelada ou comer uma fruta.

            Algumas dicas que podem ajudar a se distrair ou relaxar para esquecer  o vício nas horas em que há estresse ou vontade de fumar são:
- Manter as mãos ocupadas com um elástico, pedaço de papel, rabiscar alguma coisa ou manusear objetos pequenos;
- Não ficar parado, conversar com um amigo, fazer algo diferente que distraia sua atenção;
- Fazer exercícios de relaxamento, como respiração profunda, respire fundo pelo nariz e vá contando até 6. Depois deixe o ar sair lentamente pela boca até esvaziar totalmente os pulmões. Relaxamento muscular: estique os braços e pernas até sentir os músculos relaxarem.
- Esticar o corpo ajuda a relaxar os músculos e diminuir a tensão da vontade de fumar

- Acupuntura é uma eficiente ajuda no combate ao vício, pois age aumentando a liberação de endorfinas e encefalinas no sistema nervoso central e atua excitando a via neural da recompensa (nigrostriatal), inibindo, assim, a excitação dos receptores para a nicotina, presentes em maior quantidade nos tabagistas.  

            Proteja-se ... após parar de fumar uma simples tragada pode levar você a uma recaída. Evite o primeiro cigarro e você estará evitando todos os outros!

            * Algumas advertências dadas pelo Dr. Aramis Pedro Teixeira:
- Uma rodada de arguile/narguilé equivale a 100 cigarros = 3 carteiras e meia .
-Tanto faz tragar, só fumar ou presenciar, pois como fumante passivo você respira o mesmo ar, o que causa o mesmo mal que para quem está fumando.
- O problema do fumante é o vicio, dependência e principalmente a falta de conhecimento sobre os componentes do cigarro, pois se realmente conhecem a fundo, paravam de fumar.

            Dê valor à sua vida e viva livre do cigarro!



Dr. Aramis Pedro Teixeira - Neurocirurgião (CRM 15844)
Ine - Instituto de Neurocirurgia Evoluir
(45) 3025-3585 / (45) 3029-3460 - Foz do Iguaçu



Um comentário:

  1. Não é segredo que tenho um relacionamento muito profundo e pessoal com Deus. Eu empurrei e resisti àquele relacionamento no ano passado através de toda a besteira que eu tive que passar por viver com Herpes, mas mais uma vez, Deus é maior do que a minha teimosia e rompeu aquele surto frio e tudo que eu tinha Herpes Genital. Para mim, pessoalmente, ouvir repetidas vezes como eu não sou bom o suficiente realmente invadiu minha mente da pior maneira possível. Eu desliguei completamente e eu estava apenas acordando como isso é como a vida vai acabar com esse surto de herpes temporária "foda-se todo mundo com herpes se você sabe o que quero dizer", mas vamos ser honestos aqui ... É covarde dizer não para fitoterapia. É o medo baseado. E isso é desonesto para o que meu coração quer. Não construa um muro ao seu redor porque você tem medo de ervas medicinais ou dar um passo ousado, especialmente quando se trata de problemas de saúde e cura. Tantos homens / mulheres jovens me dizem repetidamente que o Dr. Itua vai me enganar, mas eu faço uma tentativa para ele hoje Eu sinto que ninguém nunca vai me convencer sobre fitoterapia Eu aceito o remédio herbal Itu porque cura meu herpes apenas duas semanas de beber e eu tenho vivido por um ano e meses agora eu experimento surto não mais, você pode contatá-lo se você precisar de seu remédio herbal para quaisquer doenças como, HIV, infertilidade epilepsia, herpes, hepatite, esquizofrenia, Câncer, Fibromialgia, Fluoroquinolona Fibrodisplasia Ossificante Progressiva.Dupuytren doença, Desmoplastic, Diabetes, doença celíaca, Angiopatia Amilóide Cerebral, Ataxia, Artrite, Esclerose Lateral Amiotrófica, doença de Alzheimer, Carcinoma Adrenocortical.Asma, Allergic, Love Spell ,. Email..drituaherbalcenter @ gmail.com então o que é app. + 2348149277967 .... Meu conselho para qualquer homem / mulher doente lá fora é simples ... Seja sempre um livro aberto. Seja angustiante, honesto consigo mesmo, com a sua situação e com o que você é. Não segure nada de volta. Retardar você vai chegar a lugar nenhum ... talvez um bilhete de ida para lonelyville e que não é em algum lugar que você quer ser. Então a minha verdade final ... e eu estou apenas começando a entender essa ...

    ResponderExcluir