quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Herpes Zoster


É uma doença viral causada pelo Varicella-zoster virus, o mesmo vírus causador da varicela (catapora). Manifesta-se em quem já tenha contraído a varicela na infância, porém pessoas que nunca tiveram contato com este vírus anteriormente, podem adquirir o Herpes Zóster por ser contagioso.
Na infância, o primeiro contato com o vírus pode ocasionar varicela ( catapora - lesão vesiculosa que é caracterizada por provocar coceira no local, vermelhidão, mialgias e febre). Após a varicela, esse vírus fica incubado por muito tempo e pode vir a se manifestar se o paciente desenvolver um período de imunodepressão (baixa imunidade). A imunodepressão pode ser causada por diversos fatores: tumores (linfomas), AIDS, stress, leucemias, má alimentação, etc.
Antes do surgimento das lesões na pele, pode-se sentir com mal-estar geral, dor de cabeça, febre, dores nos nervos, perda de sensibilidade, ardência e coceira local  devido à  inflamação do nervo. Acomete a pele com erupções cutâneas, rubor, calor e sensação de febre local (queimação).
As manifestações cutâneas iniciam-se por vesículas (bolhas pequenas) sobre uma base avermelhada na pele. Em alguns dias, as lesões secam e formam crostas que serão liberadas gradativamente, deixando discretas manchas no local que tendem a desaparecer. As manifestações limitam-se a um lado do corpo, por onde passa o nervo atingido, sendo raro o acometimento bilateral.

 O vírus é caracterizado por seguir o trajeto do nervo, com maior freqüência nos intercostais, provocando manifestações no tronco. 

Outros nervos também podem ser afetados e quando atingem os nervos da face, onde chegam a provocar úlceras na córnea, cegueira, surdez, encefalite herpética(quando ataca o Sistema Nervoso Central) e até mesmo causar o óbito.

No decorrer da doença as dores podem se agravar, tornando-se insuportáveis, principalmente quando atinge pessoas mais idosas. A dor melhora gradativamente, pode permanecer por meses ou anos após o final do quadro cutâneo, caracterizando o quadro de neuralgia pós-herpética.

O tratamento deve ser iniciado assim que se surgirem os sintomas, visando evitar o dano irreparável ao nervo atingido que resultará em neuralgia pós-herpética. Analgésicos opióides e medicamentos antivirais mostraram-se eficazes no combate à dor e no controle da doença, porém devem ser indicados por um médico neurologista de acordo com cada caso.


- Recomendações:
* Evite aproximar-se de crianças, mulheres grávidas ou adultos que não tenham tido catapora, pois o risco de contrair essa doença aumenta quando entram em contato com o vírus do herpes-zóster;
* Consulte imediatamente um médico se notar alguns dos sintomas que possam caracterizar esta doença;
* Se tem mais de 50 anos, está debilitado por algum motivo ou com uma carga muito grande de stress, não se automedique mesmo se reconhecer os sintomas da doença. Procure atendimento médico imediato.
Para se previnir a herpes zoster, é interessante ingerir muitas frutas, vitaminas e manter o metabolismo saudável. Para crianças e pessoas de idade avançada é recomendável que tomem a vacina contra a doença. Esta também pode ser recomendada para adultos que nunca tenham contraído Varicela. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário