quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

A Prevenção da Osteoporose



A osteoporose é a doença óssea metabólica mais comum em pessoas de todas as partes do mundo. É definida como a diminuição da massa do osso, que o torna frágil e sujeito a fraturas após traumas mínimos. É considerada um grave problema de saúde pública, sendo uma das mais importantes doenças associadas com o envelhecimento. O envelhecimento populacional, uma tendência mundial, fez com que doenças características da população idosa tenham uma maior prevalência, o que predispõem ao aparecimento de maior número de pessoas incapacitadas se não tratadas adequadamente. Tentar prevenir as complicações causadas pela Osteoporose é possível desde que se adotem algumas medidas específicas. Para que possamos entender melhor como prevenir esta patologia, é importante que saibamos como se dá o processo de remodelação óssea(reabsorção/reparação do osso). Este processo passa por três períodos distintos durante a vida de qualquer indivíduo, estes períodos são:

            Primeira fase/Do nascimento a maioridade - Nesta fase que se inicia no nascimento e que persiste até por volta dos 20-22 anos, a formação óssea é muito maior do que a reabsorção que, praticamente, inexiste. É nesta fase que criança ganha estatura, fortifica seu esqueleto e adquire o máximo de massa óssea possível. O ganho de massa óssea nesta fase é diretamente proporcional ao tipo de alimentação consumida, pratica de esportes, hábitos de vida e inexistência de doenças.

            Segunda fase/Da maioridade ao envelhecimento - Nesta fase que, se inicia por volta dos 20-22 anos e que persiste na mulher até a menopausa, como regra temos a fase de neo formação óssea igual a fase de reabsorção óssea, o que caracterizará uma massa óssea constante. Na ausência de doença e de outros fatores nocivos como má alimentação, fumo, excesso de ingestão alcoólica, sedentarismo, uso de fórmulas para o emagrecimento, entre outros, o "Pico de massa Óssea" (quantidade máxima de massa óssea acumulada) será mantido.

            Terceira fase/Envelhecimento - Nesta fase, que se inicia na mulher por volta da menopausa em virtude, principalmente, das quedas hormonais existentes, os fenômenos de reabsorção superam os de reparação. Com isso, ocorre uma perda paulatina de massa óssea que pode evoluir para uma Osteopenia (forma leve) ou Osteoporose (forma mais grave). Indivíduos portadores de Osteoporose  tem maior número de fraturas que, dependendo do sítio de acometimento e tempo de hospitalização, pode acarretar incapacidade ou mesmo levar ao óbito.

            Por isso, é extremamente importante que a prevenção da osteoporose seja feita desde a primeira fase da vida, pois quanto maior o pico de massa óssea obtido, mais irá demorar para que ao envelhecer, a sua redução atinja níveis de doença(Osteopenia/Osteoporose).

            Hábitos de vida saudáveis, alimentação rica em cálcio, atividade esportiva constante, exposição ao sol são as maneiras corretas de melhorar o pico de massa óssea. Nesta fase, a prevenção é fruto, entre outras variáveis, da correta orientação dos pais.
Uma vez iniciado o processo de envelhecimento a prevenção da Osteoporose torna-se imprescindível, podendo ser feita de duas maneiras diferentes.
A primeira, passa pela adoção de hábitos de vida saudáveis (baixa ingestão de café e álcool, atividade física regular, não uso de fórmulas para emagrecimento) e a segunda, pelo uso de medicações específicas para diminuir a atividade Osteoclástica.
É nesta segunda fase que o uso dos Bifosfonatos associados à suplementação de cálcio e vitamina D são de importantes.



Segue abaixo algumas dicas que todos podem fazer para ter uma dieta rica em cálcio, que é o principal componente do osso e a vitamina D, que auxilia na absorção do cálcio pelo nosso organismo:
- Tome leite e seus derivados, preferindo sempre o leite desnatado, o iogurte e os queijos brancos.
- Coma sementes de gergelin e de girassol.
- Feijão, lentilha e outros alimentos que venham da soja, também são ótima fonte de cálcio.
- Sardinha e salmão, cogumelo, gema de ovo e fígado são boas fontes de vitamina D.
- Vegetais como alface, repolho, couve, couve-flor, agrião, rúcula e o espinafre também são ricos em cálcio
- Nas frutas, as maiores quantidades de cálcio são encontradas nas ameixas e nos figos.
- Deve-se evitar refrigerantes e tomar cuidado com o açúcar refinado e a carne vermelha, pois todos estes são ricos em ácido fosfórico e aumentam a eliminação de cálcio pela urina.
- Evitar também as bebidas alcoólicas,  além de eliminar também o cálcio pela urina, elas ainda destroem as células ósseas.

*Obs.: Para quem não gosta do leite, é importante saber que o suco de laranja natural tem a mesma quantidade de cálcio .

Nenhum comentário:

Postar um comentário